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PEDAGOGIA

dezembro 19th, 2013 | Posted by olga in Graduação

Autorização: Decreto nº 60.728 de 19/05/1967
Reconhecimento: Decreto nº 60.782 de 22.10.1970
Início de Funcionamento: ano de 1968
Turno de Funcionamento: Noturno
Carga Horária: 3.280 horas
Duração Mínima: 08 (oito) semestres
Requisitos: Conclusão do Ensino Médio ou Equivalente

O Licenciado em Pedagogia deverá atuar em um mercado competitivo e em constante transformação, com
impacto profundo na vida política, social, econômica e cultural e educacional.

Espera-se do Licenciado em Pedagogia uma formação ampla – no sentido de domínio de conhecimentos
socioculturais e dos vários campos na perspectiva da formação do generalista conectivo, ampliando assim
sua visão de mundo.

Esta formação deve contemplar as relações teoria x prática e as exigências do cotidiano profissional,
alicerçada em sólida formação humanista, satisfatória instrumentalização e consistente formação específica
que oportunize domínio dos saberes, habilidades e competências requeridas. Estas preocupações
formativas deverão fornecer ainda a auto-confiança, sensibilidade, determinação e organização pessoal e
profissional, além do desenvolvimento do espírito inovador e criativo,confiabilidade e habilidade
comunicativa com domínio e atualização tecnológica e científica.

As contribuições educativo-pedagógicas devem garantir ao Licenciado em Pedagogia:

1. formação humanística e visão global que o habilitem a compreender o meio social em seus aspectos
político, econômico, humano e cultural onde está inserido, tomando decisões em um mundo diversificado e
interdependente, orientado por valores éticos como justiça, integridade, imparcialidade e responsabilidade
profissional e social;

2. formação técnica e científica para atuar no planejamento e gestão educacional, além de desenvolver
atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas locais, regionais, nacionais
e mundiais;

3. competência para analisar, avaliar e implementar alternativas inovadoras;

4. capacidade de atuação nos diferentes espaços educativos, especialmente , os dessa proposta curricular;

5. compreensão da necessidade de contínuo auto-desenvolvimento e aperfeiçoamento, capacitando o
profissional a lidar com as crescentes exigências presentes nos diversos espaços educativos;

6. compreensão do presente e percepção do futuro, a partir das experiências vivenciadas, permitindo a
avaliação diária da educação como fenômeno sócio-econômico- cultural e humano.

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